Informações úteis para a sua Viagem:o que você precisa saber antes de viajar.

Quando se escolhe um destino de viagem seja internacional ou mesmo nacional algumas precauções devem ser tomadas, uma delas é checar informações que podem ser úteis no dia a dia, como por exemplo:

Localização: A localização é primordial e parece besteira, mas saber onde fica seu destino é importantíssimo, principalmente na hora de comprar passagens aéreas, Uma vez um Casal Americano, se não me engano, comprou passagens aéreas para El Salvador e não para Salvador na Bahia. A localização do hotel também é importante, as vezes ficar no centro é bem melhor pelo acesso aos bares, restaurantes e até atrativos turísticos, mas dependendo da região pode ser desinteressante. Santos, por exemplo, possui um centro bem interessante para se passear, mas está cada vez mais abandonado, sendo meio perigoso circular por lá a noite, sendo que os estabelecimentos costumam fechar as 22h. Entretanto ficar em hotelaria longe do centro da cidade requerer uma infraestrutura maior, como restaurante 24h, deslocamento etc. O melhor mesmo é ponderar.

Clima: Verificar o clima de uma região é essencial para decidir as roupas e acessórios primordiais, como biquini, óculos, de sol ou uma blusa de frio. Entretanto nessa mesma categoria é sempre bom checar dias antes da viagem como estará o tempo, pois as vezes um frente frio ou uma chuva inesperada pode acontecer, como diz o ditado previnir é melhor que remediar;

Tomada/Voltagem: Todo mundo ama tirar aquelas fotos e postar nas redes sociais, mas será a voltagem é correta, é claro que atualmente muitos celulares aceitam as voltagens 110 e 220 volts, entretanto o seu secador de cabelo aceita?

Condições de Estrada: Essa é essencial, muitos lugares como o Jalapão por exemplo a estrada é de terra e possui um tempo grande de deslocamento, nesse caso malas do tipo maleáveis ou mochilas são melhores para carregar do que as de rodinha, fora que a terra vai impregnar na sua mala de rodinha se você for arrastar ela estrada afora. Paraty é uma linda cidade também e embora suas ruas centrais não sejam feitas de terra, são de pedras intercaladas, mas vai por mim, arrastar mala de rodinha nas ruas de Paraty além de estragar a mala é bem desconfortável.

Image by congerdesign from Pixabay

Estabelecimentos 24h: Talvez você possa descartar esse item se você viajar para uma grande metrópole, mas uma cidadezinha no interior, como em Igatu, na Chapada Diamantina, não há estabelecimento 24h como restaurantes , bancos, farmácias etc. Por isso sempre importante levar dinheiro para necessidades adjacentes e emergências e até suprimentos de comidinhas pra quem adora bater um rango a noite. Claro que também vai depender do Hotel escolhido, muitos deles possuem restaurantes 24h. Muitos deles, mas não todos. Fica a dica aqui também para checar os horários de funcionamento dos atrativos como museus e passeios e dos estabelecimentos como restaurantes, bares e até pontos de táxi.

Telefones: Telefones de emergência são majoritários em se tratando de segurança, não só o número dos hotéis e passeios, são importantes, como também o número da delegacia de polícia. Entretanto em uma viagem internacional não só os números são prioridade, mas também como se faz uma ligação. Na Argentina, como em muitos outros países, a ligação para quem está em outro país é de um jeito, se estiver no país é de outro e se for celular então há outra forma de ligar. Por isso sempre bom checar essas informações antes de Viajar.

Bom, por último a dica que dou é depois de reunir essas informações anote num caderninho ou imprima um resuminho para que você consiga utilizá-las na sua jornada. Boa Viagem!!